Rio de Janeiro, “cidade-notícia”

O Rio de Janeiro é lindo. Isso ninguém pode contestar. A união do mar com as montanhas torna a cidade um espetáculo natural de beleza topográfica pouco encontrada em todo o mundo.
O problema do Rio de Janeiro não está no turismo, que alavanca 45% da arrecadação municipal, e é uma das principais atividades empregatícias da cidade, com seus hotéis de luxo enfeitando ainda mais a orla.
Também não está no povo carioca. Alguns podem dizer que a população é culpada por encher as praias e ruas com lixo, e também que a violência é culpa dessa população ‘malandra’ como são conhecidos os cariocas.
Favelas, reduto das drogas. Mas são inúmeras as favelas no Rio, e todas de enorme extensão territorial! Será que podemos dizer que os habitantes dessas comunidades, são a violência em pessoa? Logicamente, a minoria dos moradores de favela fazem parte do crime organizado.
Tivemos nos últimos dias, demonstração ao vivo de que são poucos e são domináveis!
O problema do Rio de Janeiro é ser famoso!
O Rio é a cidade maravilhosa, conhecida em todo o mundo, referência em filmes nacionais e internacionais. Este é seu problema!
As coisas acontecem em todos os lugares, mas quando as coisas acontecem no Rio, parece que brilha mais, têm mais popularidade, ganha os jornais mundiais e esse é o interesse da mídia.
A mídia está em cima do Rio assim como os paparazzi nos artistas globais Basta um problema corriqueiro, que a notícia ganha proporções avassaladoras.
Não estou dizendo que não há problemas, que a paz reina, não sou tão sonhadora. Mas apenas que por ser tão linda, famosa e importante, é tratada como tal pela mídia. Já conheci muitas outras cidades brasileiras, e as pessoas têm uma impressão errada da cidade maravilhosa.
Eu sempre respondo a todos que não é bem assim, temos liberdade em nossa cidade, andamos livres, na maioria das vezes sem medo, não é uma cidade amedrontada.
E também tem a parte da população que não é de cariocas, mais de 18% da população da cidade é de gente vinda dos interiores nordestinos e de outras regiões, que iludidos pela beleza mostrada pela mídia vem em busca de uma vida melhor, de condições de trabalho.
Estas pessoas não encontram moradia e a qualidade retratada em novelas e filmes, e muitos, sem ter como voltar para suas terras, ficam à mercê das ruas ou da vida marginal do tráfico.
Talvez o Rio tivesse mais paz, não fosse à propaganda glamorosa que a imprensa nacional faz questão de retratar, fazendo depois ela mesma, a imagem negativa de um lugar violento, com pessoas mal educadas e malandras.
Nós cariocas, devemos, a meu ver, defender nosso Rio, guardá-lo mais protegido em nossos corações e mentes e fazer nossa parte, o nosso boca-a-boca, enfatizando que ainda dá pra se viver bem aqui, em paz, com amigos, pipas no céu ao invés de fogos de tiroteio, na maior parte do tempo.Mas, pergunto, isso é notícia?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do Filme BELEZA OCULTA

Mães...