O Trauma do Divórcio



Li recentemente num artigo de jornal,  que o divórcio é considerado o segundo maior  trauma pelo qual o indivíduo pode passar.
O sofrimento da perda de valores, de expectativas, de planos indo por água abaixo é muito ruim até mesmo para aquele que iniciou o processo, aquele que deseja se separar. É muito difícil um casal ter o bom senso de chegar à decisão de divorciar-se de forma conjunta.
Geralmente, um resiste mais, não aceita, e este sofre mais também.
É algo devastador o vazio que se tem ao perceber que não valeu a pena, tudo foi em vão! Muitas vezes, o casal não quer separar-se mais a situação pede,  a vida os leva a isso.É o caso de traições.
As pequenas saidinhas, que nada representam para o homem (sim, porque as mulheres cometem esse tipo de traição com muito menos frequência), mas que ao ser flagrado, pode estragar toda uma história de amor que só teria fim com a morte de um deles.
Homens e mulheres são muito diferentes. Os homens são atraídos pelo desejo, pelo visual, fazem besteiras por uma noite e perdem toda uma vida! Já as mulheres envolvem-se ao carinho, à atenção, e quando vêem estão traindo por carência.
Às vezes, apaixonam-se pelo outro e, após a separação, vêem que tudo volta a ser como no primeiro casamento.
Conviver é algo difícil, os dois precisam ceder, respeitar a individualidade e dar espaço ao outro. Mas quem sou eu para apontar fórmulas?
Elas não existem. E a dor do divórcio, mesmo quando já não há mais o que,  eu chamo de essência do amor: amizade e desejo.
Mesmo quando já não existe um desses ingredientes cruciais para um dos lados, acontece o sofrimento, a culpa, a decepção. Por não ter feito valer a pena, por ter sido em vão.
Nos dias atuais, os casamentos perderam o lugar de instituição concreta. Isso porque as mulheres ganharam espaço na sociedade e não mais aceitam muitas coisas que as mulheres de outros tempos aceitavam, em nome de manter uma família.Então o que seria mais doloroso?
Um casamento de aparências e sofrimento real, ou a separação e a busca de viver melhor? Estamos sempre à busca de felicidade. Nada vale a liberdade de poder dizer, eu arrisquei, eu tentei. Liberdade. Divórcio é escolha, e quem pode escolher é livre. Seja livre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do Filme BELEZA OCULTA

Mães...