Copiar artigos pode ser crime

Escrever artigos é muito bom, posso até dizer que é algo viciante. Obviamente para quem gosta de escrever, comomuitos que possuem blogs exclusivamente para isto.
Toda pessoa que se gradua em nível superior precisa passar pela fase que apresenta um trabalho final, que pode ser um projeto, um artigo científico ou uma monografia. Para muitos, isto se torna um tormento e existem até aqueles que contratam pessoas para executar tal tarefa, e pagam caro por isso. São os chamados “ghost-writers” (escritores-fantasmas), pessoas que escrevem artigos, fazem trabalhos universitários, monografias, e vendem seus textos para aquele que tem dificuldade, ter apenas o trabalho de assinar.
Eu poderia escrever tranquilamente sobre muitos assuntos sem maiores problemas, já que temos hoje à mão e a qualquer momento uma ferramenta tão poderosa que é a internet. Basta uma pesquisa, um bom acervo vocabulário e a ética de citar a fonte pesquisada. Mas isso não é tão fácil para todos e muitas pessoas fazem uso do famoso ctrl+c/ctrl+p – copiar e colar.
Toda  reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.
Este blog é, por exemplo, uma fonte de consulta, e as pessoas que lêem e se utilizam dos artigos aqui publicados devem, de acordo com a lei de direitos autorais, citar a fonte de onde foi retirada a informação.
Portanto, deixo aqui apenas a lembrança destes cuidados que devemos ter ao escrever nossos artigos e também um alerta para a reprodução ilegal dos mesmos.
É algo de difícil controle, no mundo de hoje, com tanta informação disponível, algumas de natureza duvidosa. Mas não é impossível acontecer de nos depararmos com um artigo de nossa autoria, assinado por alguém que desconhece as implicações do que parece ser um ato normal e inocente, mas que possui legislação e constitui ato criminoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do Filme BELEZA OCULTA

Mães...